quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tecnologia Educacional ao alcance de todos















             Aos poucos os computadores se incorporam no cotidiano das escolas. Fazer parte destes novos tempos não depende apenas de equipamentos modernos. A interação que eles permitem convida aos professores a repensarem suas práticas, em relação aos métodos tradicionais, para que a tecnologia faça diferença no aprendizado. Com as ferramentas tecnológicas não se permite mais um aluno meramente receptor, estas desenvolvem no aluno o interesse e a criatividade. Em muitas escolas os computadores ficam durante a maior parte do tempo sem utilização, sendo utilizados apenas para aulas de informática, sem ser incorporado aos projetos pedagógicos das escolas. Em geral, crianças e jovens sabem aproveitar por conta própria as oportunidades oferecidas pelo mundo digital, geralmente com propósito recreativo. O papel do educador é buscar um sentido ao uso da tecnologia, produzir conhecimento apresentando um leque de possibilidades que o professor deverá mediatizar com seus alunos. É possível, por exemplo, estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais, ou criar páginas na internet para os alunos publicarem seus textos. No início os professores vão explorando aos poucos os recursos das máquinas, através de jogos, desenhos, criação de textos e pesquisa em site de busca. Os projetos elaborados para que a inclusão digital aconteça poderá contar com os alunos do Ensino Médio para participarem de oficinas, orientando os alunos do Ensino Fundamental, a produzirem textos no computador. O contato do teclado aumenta o interesse dos alunos pela escrita, este processo atinge dois objetivos a inclusão social e digital. Em um estágio mais avançado os alunos usam as ferramentas da internet para desenvolver projetos interativos, trabalhando diretamente com publicação e edição de textos e imagens (fotos, desenhos e animações). Os alunos são estimulados a pesquisar, ler e escrever melhor com o bate-papo, e produzirem textos para a publicação em blogs, permitindo aos usuários colocarem conteúdos na rede e interagir com outros internautas, enriquecendo com links, fotos, ilustrações e sons. Para que a inclusão aconteça os laboratórios escolares precisarão estar equipados devidamente e com os equipamentos funcionando, capacitando os professores e principalmente fornecendo cursos para que os orientadores tecnológicos não fiquem desatualizados. Estamos vivendo na era digital, é essencial que as escolas trabalhem de maneira a promover o atendimento para que ele possa se inserir no mundo e desenvolver competências que resultem na melhoria da qualidade de sua vida.

2 comentários:

  1. Rosangela, as perspectivas em relação as modificações são importantes para que uma transformação do cotidiano escolar dos alunos seja de um ensino de qualidade,voltado para a aulas dinâmicas, prazerosas, facilitadoras da aprendizagem, envolvendo estes alunos e qualificando-os para as suas futuras ações do dia a dia. Muito boa sua notícia.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Lucimar , quando diz que a notícia é muito boa, pois trata de algo muito importante que é a democratização da tecnologia.

    ResponderExcluir